Poder de Decisão

colesterol-marit

Crédito: Shutterstock.com

O artigo “A Chave do Sucesso” deixa transparecer que o Ser Humano é o reflexo do próprio Poder de Decisão.

Efectivamente uma decisão constitui aquilo a que se poderia chamar de “Ponto de Virada”, influenciando por conseguinte a nossa vida no sentido positivo ou negativo.

É certo que as oportunidades existem, mas felizmente ou infelizmente estas não nos são distribuídas equitativamente.  A Saúde, o Amor, a Riqueza, a Paz… são algumas das condicionantes da nossa qualidade de vida. Por razões várias não é fácil manter todas essas condicionantes ao nível por todos desejado e que é o da “Vida Perfeita”. Sempre foi, e por certo sempre será; – Abundância de um lado, escassez de outro.

Sabia que 96% da Riqueza encontra-se nas mãos de apenas 1% da População Mundial? – Quer acreditemos ou não, todos temos suficiente Poder de Decisão para nos posicionarmos de um ou outro lado; o do reduzido grupo de 1% ou a o da esmagadora maioria dos 99%..

O facto de alguém ter nascido rico, por si só não é garantia de manutenção desse mesmo status. Tudo dependerá das decisões que vier a tomar no decurso da sua vida.

Mas poderá perguntar; – Será que ser saudável, amado, rico feliz… só depende do meu Poder de Decisão; Mas eu sempre desejei o melhor para mim?!

Certo, todos temos esse desejo. Entretanto, desejo e decisão são coisas diferentes. O primeiro poderá ser também designado de sonho. Ao passo que decisão é sempre acompanhada de objectivos claramente traçados, quantificando o nosso desejo e ao mesmo tempo estabelecendo prazos.

shutterstock_115002874

Crédito: Shutterstock.com

Analisemos as seguintes frases.

– Um dia serei rico.

E esta:

– É Dezembro de 2020 e tenho na minha Conta Bancária 100.000 mil contos.

E agora falando da saúde:

– Um dia serei uma pessoa saudável.

E esta:

– É Dezembro de 2015, mantenho o meu peso, pressão arterial, nível de colesterol… dentro dos parâmetros recomendados.

Em ambos os casos a diferença é óbvia. A utilização de verbos no presente transmite confiança ao subconsciente, e a indicação da data desperta a necessidade de acção.

Uma vez estabelecido o objectivo/plano, a acção seguinte será a de se estabelecer os passos a serem seguidos para a sua concretização, atribuindo prioridades. Assim sendo, e ainda trabalhando os exemplos acima, o nosso plano para alcançar a riqueza poderá ser desdobrado da seguinte forma:

2013

– Pesquisar e identificar uma Área de Actividade, como objecto de estudo/expertise.

2014/2015

– Estudar afincadamente todos os dias para aprofundar o máximo possível os meus conhecimentos nessa mesma área.

2016…

Desenvolver uma actividade na minha área que me possa render no mínimo 20.000 mil contos/ano.

Um tal plano, aliado à nossa decisão, e constantemente alimentado pela vontade de chegar ao sucesso, é susceptível de gerar vibração para, junto de Universo atrair os meios necessários para a sua concretização.

E poderá agora facilmente idealizar as linhas de acção para o nosso “Plano de Saúde”.

O segredo do sucesso de qualquer projecto é a identificação de tarefas chaves, relativamente às quais deverão ser desenvolvidas acções consistentes (todos os dias) até à sua conclusão.

Temos total liberdade para pedir ao “Universo” tudo aquilo que desejamos e decidimos ter. E é sempre bom lembrar que a sua mente cria tudo aquilo que for capaz de imaginar.

Toda e qualquer decisão que tomamos ao longo da nossa vida é fruto da nossa experiência. Na realidade, decidir é uma cultura que se ganha à media que formos obrigados a por em prática o nosso Poder de Decisão.

Contudo, é importante manter-se equilíbrio entre a rapidez e a qualidade das nossa decisões, pois, não raro decisões precipitadas dão lugar a longos anos de tormento e arrependimento.

 

Laurindo Santos.

Please follow and like us:
0