A Família é a Base da Sociedade

????????????????????????????????????Costuma-se dizer que ninguém é perfeito, mas, uma Equipa pode ser perfeita. Entretanto somos muito mais do que uma “Equipa”. Somos uma Família.

Em Janeiro de 2011, durante um convívio promovido pela Direcção da minha Companhia, falava assim aos meus colegas, com o simples propósito de destacar a coesão entre a nossa Equipa de Trabalho.

Efectivamente, como se diz e bem;

A Família é a base da Sociedade.

Ainda pequeno ouvia meu pai dizer:

Um homem chega à casa depois de um longo dia de trabalho, é recebido à porta pela esposa, que o beija carinhosamente. Por sua vez, os filhos correm abraçam calorosamente o pai. Perante tanto amor, a fadiga simplesmente desaparece, dando lugar à doce sensação de amar e ser amado.

Que bom seria se, em cada lar se pudesse cultivar esse clima de amor, paz e serenidade… Assim seria a nossa Sociedade, e conseguiríamos aos poucos construir um mundo risonho e um futuro ideal para os nossos filhos. Não haveria guerra, crueldade, egoísmo… Enfim, todo o mal desapareceria, e passaríamos a viver “Vida Longa” e sobretudo com muito mais amor.

Infelizmente, as vicissitudes da vida afectam irremediavelmente o amor familiar. Famílias outrora bem estruturadas, vivem hoje em dia momentos difíceis.

Pelo menos com respeito a nós, Caboverdianos, a emigração e a educação, ambas propiciando sobretudo a separação entre pais e filhos, são factores que afectam profundamente a estabilidade das famílias.

Por outro lado, torna-se também difícil evitar a influência, muitas vezes negativa, do meio em que vivemos, incluindo infelizmente,  as nossas próprias escolas. Perante tal risco, torna-se imprescindível que os país demonstrem total abertura no relacionamento com os filhos, criando assim ambiente ideal para o esclarecimento de todas as suas dúvidas. De outra forma recorrem a outro meio, onde julgam encontrar abertura, não raro acabando por se relacionarem com pessoas mal intencionadas.

Um simples lanche, uma grelhada, ou então um passeio à beira mar, são todas sugestões para se desfrutar momentos agradáveis e inesquecíveis em família.

Mantenhamos o compromisso de pelo menos uma vez por ano, fazermos algo diferente em família. Natal, Páscoa, e porque não 15 de Maio (Dia Internacional da Família)… Bem na verdade o dia pouco importa.

Deixe aqui também os seus comentários sobre a “A importância da Família na Sociedade”.

Read this article in English here!

Laurindo Santos.

Please follow and like us:
0

1 Comment

  1. Pingback: Family Is the Foundation of Society - Laurindo Santos

Comments are closed.